Estudos económicos (sectoriais e regionais)


Consultoria à APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, SA.

Elaboração de um Dossier de Candidatura ao Programa Operacional de Valorização do Território – Eixo IV (Redes e Equipamentos Estruturantes da RAM)

 

A candidatura tem por objectivo para aceder a recursos de financiamento do Fundo de Coesão para uma intervenção no domínio dos “Transportes Marítimos” que visa melhorar as condições de operacionalidade da Zona Norte do Porto do Funchal, seriamente afectadas pelos efeitos do Temporal de 20 de Fevereiro de 2010 que determinam a necessidade desta operação. Os efeitos desse Temporal afectaram profundamente a operacionalidade do Porto quer pelo grande depósito de materiais de aluvião que se acumularam no interior da área portuária, quer pelos danos irreparáveis que provocaram nas estruturas de acostagem do Cais Norte, entretanto, desactivado.

A referida melhoria deve resultar do aumento da capacidade de acostagem de navios de cruzeiro, permitindo implementar um modelo de gestão célere, racional e económica desta actividade, em harmonia com o crescimento da sua importância para a economia da Região.

 

Elaboração do Plano de Ação da RUP Madeira 2014-2020

A Elaboração do PAR Madeira 2014-2020 processa um vasto conjunto de documentos regionais e comunitários, entre os quais se destacam:

  • Diagnóstico Prospetivo Regional Compromisso Madeira@ 2020;
  • Documento de Orientação Estratégica Madeira @2020; e
  • Regulamentos e Relatórios de Execução de diversos instrumentos de financiamento existentes destinados às RUP.

Entre os principais elementos a aprofundar no âmbito do Plano de Ação salientam-se:

  • Síntese da situação de partida, com o Diagnóstico a ter enfoque dominante nos domínios relativos à Competitividade e Inovação, ao Desenvolvimento sustentável/ /Alterações climáticas, à Dimensão social e à Cooperação territorial.
  • Aprofundamento da Estratégia da RUP Madeira, com identificação do quadro de necessidades emergentes do Diagnóstico, dos desafios colocados, dos potenciais de desenvolvimento e crescimento, do enunciado de objetivos e metas, e das necessidades e prioridades de financiamento.
  • Aprofundamento em termos programáticos de intervenções nos domínios identificados, abrangendo os níveis de integração União Europeia, Nacional e Regional e os aspetos financeiros e regulamentares.
 
Outros Estudos:
 

2008Estudo de Caracterização do Turismo em Espaço Rural e Turismo da Natureza, em colaboração com o IESE, para a Direção Geral de Agricultura e do Desenvolvimento Rural (2008).

 

2006/07 Estudo dos Perfis Profissionais para o Reforço da Competitividade e da Produtividade na Região Autónoma da Madeira, 2007-2013, em colaboração com o IESE, para a Direção Regional de Formação Profissional (2006-07).

2007 Avaliação dos Sistemas de Incentivos de Apoio ao Investimento das Empresas, estudo adjudicado pelo IDE ao consórcio IESE/Quaternaire Portugal (2007).

2007 Estudo de Avaliação do Impacte de Ações financiadas pelo FSE na Inserção e Empregabilidade dos Beneficiários (Componente Medida de Formação Profissional do POPRAM III), em colaboração prestada ao IESE, estudo encomendado pelo IGFSE (2007).

2007 Estudo de Avaliação do Impacto da Formação dos Ativos Empregados Beneficiários de Ações Financiadas pelo FSE (Componente Medida de Formação Profissional do POPRAM III), em colaboração prestada à Quaternaire Portugal, estudo encomendado pelo IGFSE (2007).

2006 Avaliação ex-ante do Programa Operacional Valorização do Potencial Humano e Coesão Social (Programa RUMOS), em colaboração com o Gabinete Oliveira das Neves - Consultoria, Estudos e Projectos, para o Instituto dos Fundos Comunitários (2006).

2006 Avaliação ex-ante do Programa Operacional Valorização do Potencial Económico e Valorização Territorial (Programa INTERVIR+), em colaboração com o IESE, para o Instituto dos Fundos Comunitários (2006).

2006 Avaliação ex-ante do Programa Operacional Valorização do Potencial Económico e Valorização Territorial, em colaboração com o IESE, para o Instituto dos Fundos Comunitários (2006).

2003/04 Estudo de Impacto dos Fundos Estruturais na Valorização dos Recursos Humanos da R.A. Madeira, em colaboração com o Gabinete Oliveira das Neves - Consultoria, Estudos e Projectos, para a Direção Regional de Formação Profissional (2003/04).
 
 
 
 
2011 © Espaço e Desenvolvimento Madeira - todos os direitos reservados
susana marques design